O brasileiro é fã de carteirinha de bons hambúrgueres e isso não dá para negar! Afinal, os números comprovam.
Segundo uma pesquisa da Hellmann’s em parceria com a Kantar, há, no Brasil, uma média de consumo semanal de mais de 174 mil hambúrgueres. Ou seja, são consumidos cerca de 25 mil unidades do lanche por dia no país.
Mas além do Brasil, outros países também adoram esse tipo de lanche! Os hambúrgueres estão entre as comidas mais populares do mundo. E você sabia que eles variam muito de um país para outro?
Enquanto o conceito básico de carne entre pães é universal, os ingredientes, os acompanhamentos e até os métodos de preparo refletem as preferências e culturas gastronômicas locais.
Pensando nessas diferenças, o Ancho preparou uma lista com os hambúrgueres pelo mundo e suas características. Confira!
Evolução dos hambúrgueres ao longo dos anos
O hambúrguer evoluiu muito ao longo dos anos e passou por diversas transformações. Atualmente, encontra-se uma variedade de opções do próprio ingrediente que dá o nome ao clássico sanduíche. Inclusive, é comum nos dias de hoje ter versões vegetarianas e veganas em diversos restaurantes.
Além disso, a preocupação com ingredientes de qualidade e a busca por sabores mais elaborados têm impulsionado a criação de hambúrgueres cada vez mais sofisticados.
Se você é um amante desta delícia, explorar os diferentes sabores do mundo pode ser uma experiência imperdível!
Por isso, conhecer as diferenças entre os tipos de lanche ao redor do mundo também é superinteressante para os fãs desse clássico da culinária mundial!
Onde tudo começou: o hambúrguer na Alemanha
A origem desse prato é incerta, mas a teoria mais aceita é que ele surgiu na Alemanha no século XIX na cidade de Hamburgo, que inspirou o nome desse tipo de lanche!
No século XIX, marinheiros alemães que navegavam pelo mundo levavam consigo a ideia de um sanduíche de carne moída, cebola e pão, que era chamado de “Bifteck à la Hambourgeoise”.
Embora a Alemanha seja conhecida por seus embutidos, o hambúrguer também tem espaço no país. Muitas vezes, ele é servido como um Frikadelle, que é um tipo de almôndega achatada.
O famoso hambúrguer nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, devido às redes de fast-food, o hambúrguer se popularizou como um prato rápido, barato e conveniente.
Mais tarde, marcas como McDonald’s levaram o hambúrguer a um novo nível de globalização, tornando-o um símbolo da cultura gastronômica dos Estados Unidos.
Atualmente, o tradicional cheeseburger americano é um dos clássicos e costuma ser simples: carne grelhada, queijo, pão, alface e tomate. Em alguns casos, eles são servidos também com picles e diferentes tipos de molho (maionese, ketchup e barbecue).
Toque especial mexicano
No México, os hambúrgueres vêm com um toque especial: ingredientes locais. É comum encontrar versões que incluem ingredientes típicos do país, como: pimentas, guacamole, queijos da região e molhos apimentados.
Além disso, os hambúrgueres mexicanos muitas vezes podem ser acompanhados ou combinados com pratos tradicionais, como: tacos, burritos ou enchiladas.
Genialidade da gastronomia japonesa
De modo geral, os hambúrgueres japoneses são menores e mais finos se comparados à carne norte-americana. Ainda, no Japão, eles podem ser feitos com diferentes ingredientes, incluindo carne de boi, de frango, de porco, de salmão e até mesmo tofu.
Outro destaque local é que uma das inovações mais populares é o fato do pão ser substituído por discos de arroz prensados.
Originalidade brasileira
O Brasil sabe como inovar, não é mesmo? E as versões brasileiras podem ganhar recheios clássicos e inusitados, que incluem ovos, bacon, milho, ervilha, calabresa, entre diversos outros ingredientes.
As lanchonetes artesanais também têm ganhado destaque, oferecendo opções com carnes nobres, queijos especiais e molhos caseiros.
Ainda, no Brasil, o pão de hambúrguer pode ser substituído pelo clássico pão francês em algumas versões mais rústicas.
Hambúrgueres no Ancho!
No Ancho, os clientes encontram bend de carne, uma especialidade da casa. Ele é acompanhado de muçarela, tomate, alface e pão de hambúrguer.
Outra opção é o bend de carne somado ao queijo cheddar, cebola caramelizada, alface e pão de hambúrguer.
Conheça mais sobre o cardápio da casa aqui.