Não há como negar que as cervejas estão entre as principais paixões dos brasileiros. Segundo o Relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings, o Brasil é o terceiro maior consumidor da bebida no mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos.
Em relação ao volume per capita, o Brasil fica em 25º lugar, com consumo de 69,3 litros por habitante. Em geral, essa bebida não pode faltar em confraternizações e reuniões com amigos e familiares.
No entanto, as cervejas estão deixando de serem consideradas apenas uma bebida refrescante e sim também uma das protagonistas das mesas de restaurantes, assim como os vinhos.
Confira no texto a seguir como uma harmonização bem feita entre as cervejas e as refeições pode potencializar o sabor.
Benefícios da harmonização das cervejas
![Cervejas](https://www.ditullio.com.br/wp-content/uploads/2024/10/8899.jpg)
A harmonização com cervejas é uma prática que enriquece a experiência gastronômica de uma forma que poucas bebidas conseguem proporcionar. Esse “evento sensorial” que ela prova traz alguns benefícios, como:
Realce e equilíbrio de sabores
A harmonização permite equilibrar os sabores da comida e da bebida, de modo que nenhum dos dois domine o paladar. Por exemplo, uma cerveja amarga como uma IPA pode contrabalançar a gordura de um hambúrguer, enquanto uma cerveja mais leve como uma lager realça a suavidade de pratos mais delicados. Isso torna a refeição mais harmoniosa e agradável ao paladar.
Exploração de aromas
As cervejas possuem um perfil de aroma único. Quando combinadas com pratos específicos, elas podem intensificar aromas escondidos nos ingredientes, proporcionando uma experiência mais complexa e aromática.
Criação de memórias e experiências únicas
Harmonizar cervejas com refeições é uma prática que estimula a experimentação, o que leva as pessoas a terem novas experiências gastronômicas. Isso cria memórias gustativas e torna a refeição especial e memorável.
Por exemplo, harmonizar uma refeição com uma cerveja artesanal local pode conectar o sabor à cultura e ao contexto, enriquecendo ainda mais a experiência.
Como fazer a harmonização de carnes e cervejas?
Não há como falar de cervejas sem citar o seu principal acompanhante: as carnes. A dupla é presença certa em qualquer churrasco e se complementam quando estão balanceadas.
Para fazer uma combinação perfeita, é preciso levar em conta o tipo de cerveja e o tipo de corte e peça da carne. Cervejas mais leves e suaves, por exemplo, combinam com carnes menos gordurosas e preparadas com temperos mais suaves.
Já carnes mais gordurosas, como a picanha, ficam ótimas com cervejas mais escuras e de sabor intenso.
A harmonização por contraste, por sua vez, equilibra elementos diferentes da carne e da cerveja para criar um terceiro sabor. Neste tipo, deve-se levar em consideração o teor alcoólico da cerveja ou o seu amargor.
De forma simplificada, os principais aspectos que precisam ser considerados nas cervejas são o teor alcoólico, o perfil do malte e a doçura ou amargor. Já nas carnes, é necessário pensar na gordura, temperos utilizados e acidez.
Veja a seguir alguns exemplos de carnes e como elas podem ser harmonizadas com as cervejas:
Ancho
O bife ancho é um corte marmorizado com uma carne macia e saborosa. Ele vem da parte dianteira do boi e fica localizado próximo à costela. Para harmonizar, as cervejas encorpadas, de cor clara e aromas frutados podem ser uma boa opção.
Galeto
Carnes brancas como o galeto são mais leves e têm o sabor mais sutil do que o das carnes vermelhas. Por isso, elas ficam ótimas com cervejas de sabor igualmente suaves.
Fraldinha
A fraldinha contém bastante gordura, mas em quantidade inferior que a picanha. O corte combina muito com cervejas no estilo Brown Ale, que possuem um sabor mais doce, com toques de caramelo e amêndoas.
Gastronomia de qualidade é no Ancho!
Se você está procurando por uma experiência gastronômica de qualidade em Ribeirão Preto-SP, o Ancho di Tullio é a opção certa para você.
O restaurante traz os melhores cortes de carne, inspirado pelas tradições das famosas parrillas argentinas, tudo isso acompanhado de cervejas, vinhos, entre outras opções de bebidas.
Além de servir cortes premium, como o bife ancho e o bife chorizo, o Ancho conta com uma decoração elegante, com grandes janelas de vidro que inundam o salão com luz natural, criando uma atmosfera acolhedora e moderna, ideal para uma refeição inesquecível.
O restaurante está localizado na Avenida José Adolfo Bianco Molina, Nº 2595, no Jardim Canadá em Ribeirão Preto-SP. Acesse o site e saiba mais sobre o Ancho.